Dia da Igreja Perseguida!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Evangélicos São ‘Mais Criativos’ Que Os Católicos e Judeus

Pesquisadores da Universidade de Illinois realizaram experimentos com homens de diferentes religiões. Em determinadas situações, foram pedidos para que reprimissem seu desejo sexual ou raiva. Depois das provas, os participantes tiveram que fazer uma escultura ou escrever um poema.
Os evangélicos demonstraram ser mais criativos que os católicos e os judeus. O objetivo da pesquisa foi à ideia de que as pessoas introvertidas em quanto suas emoções sobre o sexo e a raiva são as pessoas mais criativas, mais abertas e mais extrovertidas. Ou seja, segundo eles, a educação evangélica faz as pessoas canalizarem suas emoções reprimidas de uma maneira mais eficaz que os membros de outras religiões.
Os coordenadores da pesquisa, Emily Kim, Veronika Zeppenfeld e Dov Cohen, dizem que os judeus e católicos não sabem lidar com os sentimentos sobre o sexo como os evangélicos que conseguiram canalizar esses sentimentos de culpa desenvolvendo mais a sua criatividade.
A equipe de pesquisa afirma que a base de sua análise é um estudo realizado por Sigmund Freud e Max Weber, que começou na década de 1920, que estava provando a existência de um vinculo entre o alto índice de inteligência, criatividade e a religião. Freud e Weber entrevistaram os participantes quando eram crianças e repetiu as mesmas entrevistas durante as próximas décadas.
Os resultados finais mostram que “os evangélicos produzem obras de arte mais criativa (escultura, desenhos, colagens, poemas) quando se preparam com palavras relacionadas com a auto-condenação ou forçados a reprimirem a sua raiva”.
Por sua vez, os católicos e judeus tratam de outra maneira, incluindo a confissão ou rituais de purificação, por exemplo.
Os cientistas de Illinois acreditam que a criatividade tem influenciado na formação dos países protestantes (evangélico). Assim, a maioria deles tiveram um desenvolvimento mais rápido que os países predominantemente católicos.
Os pesquisadores afirmaram ainda que “tanto o judaísmo e o catolicismo tem as instituições formais e rituais que permitem uma pessoa a expiar seus pecados e arrepender-se de cada um“. Então, lidam com a culpa e a raiva de uma maneira diferente.

Fonte: Portal Padom/Com informações de Acontecer Cristiano


Nenhum comentário:

Postar um comentário