Dia da Igreja Perseguida!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A parábola do empresário irresponsável


Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;(Lucas 10:33-34).
Querendo ilustrar as dimensões de envolvimento que um cristão deve ter, diante das maldades e das violências sociais, Jesus contou uma história. Uma parte dela nos diz: “Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o ouviu, teve piedade. Aproximando-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.”
Se levarmos a sério os critérios empresariais contemporâneos, a conduta do chamado “bom samaritano” seria reprovada, por seu grau de irresponsabilidade. Em linguagem atual, o viajante samaritano seria representado como um funcionário, ou patrão, que deixou de levar a sério seus objetivos profissionais. Afinal de contas, dificilmente alguém, vindo de Jerusalém, iria para Jericó por razões turísticas – contrário, poderia ser. Pois bem, o tal homem de negócios samaritano, cujos bens puderam pagar pela hospedaria e pelos cuidados médicos de um João ninguém assaltado na estrada, interrompe os planos da sua viagem. Ele não levou a sérios os compromissos previamente assumidos em Jericó? E os perigos que ele, impensadamente, enfrentou, expondo-se a ser a próxima vítima dos assaltantes? E dar prejuízo para todo o mundo?
Poucas parábolas de Jesus contêm, no seu bojo, tantos desafios para os cristãos contemporâneos. Como vai nossa cidadania, como discípulos Daquele que contou a parábola e nos mandou fazer o mesmo? Já pensamos em ficar envergonhados, diante do exemplo embaraçante dos samaritanos de hoje, que nem sequer são membros de nossas igrejas?

Pr. Olavo Feijó

Nenhum comentário:

Postar um comentário