Dia da Igreja Perseguida!

domingo, 28 de julho de 2019

Vencedores ou perdedores?


ADIBERJ:
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16.33)
Vencer ou perder. Num mundo competitivo e desigual como o nosso essas palavras são muito valorizadas. Não há espaço e nem oportunidade para todos. Não há saúde, educação e nem segurança para todos. Há padrões estéticos exigentes: peso, cor da pele, forma do rosto, tipo de cabelo… nem todos são aprovados. A pirâmide social é naturalmente estreita na parte mais desejada. Quem lá está não cede espaço por nada e quem não está pode cometer o lamentável erro de fazer de tudo para lá chegar. E assim, de várias maneiras e a partir desses e de outros critérios similares, nos sentimos vencedores ou perdedores. Se vivemos como escravos da vida que criamos em lugar de viver como servos do Deus que nos amou e redimiu em Cristo, acabaremos nos medindo a nós mesmos por esses critérios. E sempre estaremos errados.
A mensagem cristã nos anuncia outra visão da vida. Uma visão que faz sentido somente pela fé, por isso desinteressa a tantos, visto que não creem, pensando ser a fé o reduto dos fracos. Fracos todos somos, mas alguns são iludidos. Somos limitados e importantes. O poder que julgamos ter é mais ilusão que realidade. Nossa vida não faz sentido de fato sem o amor e a presença de Deus e é em comunhão com Ele, conhecendo-o e submetendo-nos a Ele que a vida faz sentido. É o temor a Deus que nos leva à sabedoria que possibilita discernir a vida. Sem isso lutamos as lutas erradas, buscamos o que não satisfará e no fim seremos perdedores.
Pela fé em Cristo, mesmo diante de circunstâncias adversas, mesmo sofrendo faltas e impossibilidades, mesmo não chegando ao topo e sendo-nos negada a dignidade a que todos temos direito, ainda assim e apesar disso, somos vencedores. Porque pela fé em Cristo a vitória de Cristo é a nossa vitória. A vitória de Cristo é a vitória de quem jamais fica sozinho porque vive com Deus. De quem jamais fica desamparado porque sobre ele está o cuidado de Deus. De quem não se define pelas limitações ou fraquezas pessoais, pois a ele basta a Graça. Todos podemos ser vencedores em Cristo e todos seremos perdedores sem Ele. Lembre-se disso, anuncie isso e viva isso. Mantenha o ânimo. Cristo venceu o mundo que faz de todos nós, mais cedo ou mais tarde, apenas perdedores. Mas nele, somos mais que vencedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário