Deus vai abençoa você

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

História do símbolo cristão “o peixe”

O peixe é um símbolo de confissão de uma fé em uma palavra abreviada. A palavra peixe em grego se diz Ichthys, e para os cristãos formavam um acróstico com as palavras Iesous Christos Theous uios Soter, ou seja, Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.
A inicial de cada uma dessas palavras forma a palavra grega que significa peixe, e voltou ser utilizado muito na segunda metade do século XX.
O primeiro a menciona-la foi Clemente de Alexandria (150-215). Tertuliano (160-220) também fazia referencia a ele dizendo: “Nós somos peixinhos e Cristo nosso grande peixe”. Este símbolo é encontrado em forma de desenho rústico em mesas funerárias, esculpidos em sarcófagos, modelado em lâmpadas gravado em anéis e selos, esculpido em marfim, perola e pedras preciosas, fundido em bronze e vidro.  Muitas vezes aparece junto com outros emblemas cristãos, tais como a âncora ou a pomba, como uma indicação de que o falecido descansa em Cristo com esperança e paz.
Às vezes, o peixe tem uma coroa na boca, o que pode ser uma alusão à coroa que Cristo vai dar seus fiéis seguidores.
Dentro deste símbolo se encontra envolvido de que significava o Senhor Jesus Cristo para os crentes dos primeiros três séculos. Ele era seu divino Salvador, sua esperança, seu tudo. Com uma abreviação bonita e clara que expressava sua fé no Filho de Deus, como Deus e Salvador
Nos primeiros séculos da nossa era, os cristãos foram perseguidos primeiramente pela religião judaica, que se originou e, em seguida, a Roma Imperial foi implacável contra a nova “seita religiosa”. Perseguições ocorreram durante o reinado de vários imperadores entre as quais se destaca a de Nero por crueldade contra os cristãos. Tempo em que não era muito sábio para um crente em Cristo proclamar a sua fé abertamente. Em muitos casos, eles tinham que viver sua fé em segredo. Sendo que suas reuniões para adorar a Deus tinha que ser realizados em locais secretos e até em cavernas. Obviamente, quando eles foram exigidos para explicar a sua fé, fizeram com coragem e a prova disto é o número de mártires da época, mas muitos trabalhavam em sigilo.
Em grego (a língua em que o Novo Testamento foi escrito), as iniciais da frase: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador, forma a palavra peixe. Diz-se que quando um cristão queria identificar-se com outro que poderia ser da mesma fé, formava o símbolo do peixe na areia, tornando-se uma espécie de símbolo de identificação secreta conhecido apenas por cristãos.
O significado mais estendido do peixe como símbolo é sua palavra grega: “Ichthys” cujas letras representam as iniciais da frase “Iesous Christos Theou Yios Soter” significado:

Iesous: Jesus;
Christos: Cristo;
Theou: Deus;
Yios: Filho;
Soter: Salvador.

Significando: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”

Traduzido e adaptado por: Thiago Dearo

Nenhum comentário:

Postar um comentário