Dia da Igreja Perseguida!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Encontros de Jesus: O paralitico de cafarnaum

“Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa.” (Marcos 2.10-11)
O homem a quem Jesus disse essas palavras tinha bons amigos. Foram eles que o levaram para encontrar-se com Jesus. O texto não afirma que eram seus amigos, mas podemos dizer que eram porque estavam agindo com verdadeiros amigos. A casa em que Jesus se encontrava estava repleta de pessoas. Eles chegaram e ninguém lhes abriu caminho. Eles não se deram por vencidos: subiram no telhado e fizeram uma abertura por onde desceram a maca em que trouxeram o homem deficiente. Eles criam que Jesus era a solução para a necessidade de seu amigo paralítico. O que nossos amigos creem produz consequências em nossa vida. Jesus se compadeceu e dedicou completa atenção ao homem. Era claro para todos que o problema ali era a paralisia e a cura era a solução. Mas Jesus tinha outra visão do mesmo fato e via um outro problema como o mais urgente.
Diz o texto que “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados.” (Mc 2.5) Imagino os amigos do paralítico se entreolhando confusos: “como assim perdoados estão os seus pecados!?” Eles haviam vindo pela cura do corpo, mas Jesus começa pelo espírito. Antes de curar Jesus perdoou. A cura da paralisia seria uma grande benção, mas de valor temporário. O perdão dos pecados era a maior das bênçãos, pois seria de valor eterno. Os mestres da Lei veem na atitude de Jesus uma blasfêmia. Eles estavam certos em atribuir o perdão que liberta do pecado a Deus e somente a Deus. Mas estavam errados, pois ignoravam quem era Jesus. Estavam diante do Filho de Deus, que veio ao mundo para nos livrar dos nossos pecados. Ele podia curar, mas veio para perdoar! E neste caso, fez da cura um sinal de sua autoridade para perdoar.
O homem foi curado. Levantou-se, pegou a sua maca e saiu andando na presença de todos (Mc 2.12). A cura de Jesus lhe deu autonomia e capacidade de andar. Andar com um vigor e firmeza, permitindo-lhe inclusive carregar a própria maca – uma cama de madeira sem os pés razoavelmente pesada. Mas, e quanto ao perdão dos pecados? Que resultados produziriam na vida daquele homem? Responda você mesmo! Você tem experimentado o perdão de Deus? E então? Que resultados ele tem produzido em sua vida? Uma vez perdoado, como você lida com os pecados dos seus irmãos? Há mais gratidão e amor em sua vida, para com Deus e as pessoas? O perdão de Cristo tem feito de você uma pessoa melhor?

Fonte: ADIBERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário